Sobre nós

A história das quatro Bibliotecas remonta a um período anterior à formação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins. A mais antiga é a Biblioteca Escolar "Mediateca" | Escola Secundária de Mem Martins (ES MM) que entrou em funcionamento em 1993, a Biblioteca Escolar "Maria Amélia Almeida" | EB 2,3 Maria Alberta Menéres (EB MAM), em 1999, a Biblioteca Escolar "Terra do Faz de Conta" | EB1/JI n.º2 de Mem Martins (EB2MM), a partir de 2007, e por último, a Biblioteca Escolar "Serrinhas" | EB1/JI n.º1 da Serra das Minas (EB1SM) em 2011. Desde então, têm sido um espaço de referência para toda a comunidade educativa, com um acervo diversificado e uma equipa empenhada em promover a leitura e o conhecimento.
Atualmente, as quatro BE encontram-se integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE). A Rede orienta e acompanha o desempenho das professoras bibliotecárias, define prioridades e avalia as BE através do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE).
As BE do AEMM

"Mediateca"E.S. M.M.
Nos inícios dos anos noventa do século passado, o quase médico Fernando do Carmo, professor de Saúde na Escola Secundária de Mem Martins, teve a ousadia de convencer o conselho diretivo e o conselho pedagógico a "dispensar" um pequeno pavilhão (inicialmente, de oficinas; mais tarde, de educação física) para a criação da Mediateca. Foi um êxito e abanou as estruturas organizativas e culturais da escola.
Francisco Marzia

" Mª Amélia Almeida"E.B. M.A.M.
A BE é dedicada a Maria Amélia Almeida, a professora bibliotecária que fundou a biblioteca e a integrou na RBE. Apaixonada pelos livros e pela leitura, delicada nos gestos, mas determinada nas convicções deixou bem marcada a sua pegada. Em 2024 regressa à BE como voluntária de leitura. Certamente, que tudo fará para desenvolver nos aprendentes o gosto pela leitura.
Cristina Faleiro

" Terra do faz de conta"
E.B. 2 M.M.
O professor bibliotecário Sílvio Maltez esteve na origem da BE e segundo ele, "Entrar na "Terra do Faz de Conta" é assim como descobrir uma floresta encantada onde as árvores são feitas de saberes - a escrita, a leitura, o meio ambiente... e em que as sementes podem ser letras ou números. Sementes que nos ajudam a crescer no ser e no saber, tornando-nos mais fortes. "
Sílvio Maltez

" Serrinhas"E.B. 1S.M.
O nome "Serrinhas" para a Biblioteca Escolar da EB N.º 1 da Serra das Minas surgiu por votação. O professor bibliotecário à data, Prof. Sílvio Maltez, recorreu a um sufrágio para que os alunos votassem e elegessem entre as várias propostas apresentadas. O mais votado foi Serrinhas, pelo que é este o nome da nossa BE.
Sandra Gomes